quinta-feira, 31 de maio de 2012

Campanha da RIO+20

http://www.youtube.com/watch?v=DWgXcBzjQdo

O vídeo da campanha leva-nos a repensar as ações e desejos para o futuro.
Nossas vontades e intenções, podem provocar muitas mudanças no futuro da humanidade; por isso precisamos refletir e agir agora.

sábado, 12 de maio de 2012


Educação ambiental é uma proposta que tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar quanto ao meio ambiente, sua preservação e sua utilização sustentável. Os dois vídeos apresentados servem como recursos pedagógicos para educadores refletir com os alunos as questões ambientais e pensar em atitudes ecologicamente sustentáveis.

A CARTA DA TERRA - BRASIL




WWF- BRASIL- MUNDO


Pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.

Como deve ser difícil mudar os hábitos individuais adquiridos ao longo da vida, quanto mais os hábitos de uma sociedade? É difícil, mas é preciso começar pensar em nossas atitudes e a conciliar, a entrelaçar o econômico, social e ambiental melhorando a vida no planeta e não comprometer as gerações futuras. 

Iniciar uma reflexão sobre o assunto é o primeiro passo. A reportagem “Governança para o desenvolvimento sustentável” nos ajuda a começar pensar criticamente no assunto.
Globo Ecologia, programa de 05 de maio de 2012.



Erradicação da pobreza

O desenvolvimento sustentável está sendo considerado como questão principal para a promoção da igualdade social e econômica. Sendo assim, a erradicação da pobreza é um dos temas centrais da Rio+20.  
A reportagem “Erradicação da Pobreza” do Globo Ecologia de hoje (12/05/12) nos mostra pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. São iniciativas do Nordeste e Sudeste do Brasil mostrando como é possível aumentar a renda de forma sustentável aproveitando os recursos naturais de cada local.

Assista a reportagem:



Movimentar a economia: caminhos  possíveis e sustentáveis 

Aproveitar e explorar harmoniosamente os recursos naturais que o planeta nos oferece, é cuidar do dele, das gerações futuras e da VIDA. Optar por atitudes onde, no nosso dia-a-dia, possamos estabelecer uma relação de equilíbrio com o mundo, é escolher uma VIDA SUSTENTÁVEL. Muitas atitudes estão fora do nosso alcance, mas separar o lixo, apagar as luzes na hora de dormir e não desperdiçar a água que utilizamos está, sim, ao nosso alcance.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) sugere que a observação de aves pode ajudar a impulsionar indústria do ecoturismo, pois, pode apresentar significativas oportunidades econômicas para os países através do turismo sustentável. Confira em:


sábado, 5 de maio de 2012

http://paoeecologia.wordpress.com/2012/01/04vida-sustentavel/

Rio+20

Ao visitarmos o blog do grupo Rio mais 20 sustentabilidade Global, podemos encontrar assuntos relacionados com a conferência Rio+20. O grupo aborda qustões voltadas para Sustentabilidade global que contribui para a conscientização da sociedade como um todo de forma que as organizações governamentais e não governamentais estejam a frente de um processo de cobranças mais abrangentes.

http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_materia.php?codMateria=9261

Por uma vida melhor

O blog do grupo Educar para Salvar aborda temas relacionados sobre a vida saudável, desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Os textos são informativos com o objetivo de desenvolver idéias que favorecem uma qualidade de vida para que se possa viver melhor.


http://atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/

Sustentabilidade

O grupo Diamante apresenta em seu blog uma reportagem onde a Ministra da Suécia, Gunilla Carlsson, afirma que o assunto economia é de fundamental importância para o debate sobre desenvolvimento sustentável.  Em  sua entrevista a Ministra considera que passamos por um momento díficil na política internacional, portanto seria viável que a discussão aconteça.

http://diamanterio20.blogspot.com

terça-feira, 1 de maio de 2012


Este vídeo sobre reciclagem é bastante didático e tem uma linguagem simples. Ótima sugestão para inserir os temas da Conferência Rio+20 em nossa prática pedagógica.

http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8&feature=player_detailpage

Cada um precisa fazer a sua parte


O segredo do sucesso na difícil tarefa de preservar o meio ambiente está na conscientização de que todos devem fazer a sua parte. E o blog do Grupo Igualde vem mostrar que isso é possível com dicas de ações simples, mas que serão grandiosas e eficazes se formos capazes de tranformar estas ações em atitudes constantes.





http://grupoigualdade.blogspot.com.br/



    Uma abordagem diferente!


O blog das Meninas AVM traz uma abordagem diferente postando um conteúdo sobre o desperdício da água e consumo de energia. Elas mostram que zelar pelo nosso planeta é uma questão complexa, pois cuidar do meio ambiente vai além de questões como desmatamento e poluição. As Meninas AVM também dão dicas de como fazer a sua parte nesse desafio.

Sugerimos que todos visitem esse blog que traz aspectos importantes sobre esta temática.

 

Mais feriado...

O prefeito do Rio Eduardo Paes encaminhou à Câmara dos Vereadores um projeto de lei determinando que seja feriado escolar na cidade durante a Rio + 20 (conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável), nos dias 20, 21 e 22 de junho. Paes confirmou que assinou decreto estabelecendo ponto facultativo durante o evento nas repartições federais. Com o decreto, as escolas públicas não terão aulas no período. A justificativa abrange “aspectos de segurança e logística”. Como o evento irá reunir 73 delegações, os chefes de estado terão que se deslocar pela cidade, para isso, seria necessário interditar ruas acarretando em grandes congestionamentos e impactos negativos a população.

http://ucho.info/eventual-decretacao-de-feriado-durante-a-rio20-pode-estar-relacionada-a-seguranca-dos-participantes